NETDEEP SECURE : Instalação do Netdeep Secure no  VMWARE WORKSTATION

1- Visão Geral

Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep Secure em um ambiente virtual utilizando o VMware Workstation.

O Netdeep Secure é uma distribuição Linux, isto é, um pacote já com um sistema operacional. Ele não requer a pré-instalação de nenhum software no disco-rígido. Tudo o que você vai precisar, além do hardware, está contido no CD do firewall Netdeep.

IMPORTANTE: A instalação é muito simples e rápida, mas, não deixe de ler cuidadosamente este manual e ter em mãos os parâmetros de sua rede como endereços IPs, Domínio, etc. Verifique, antes, o funcionamento do seu Hardware e se as características atendem as especificações mínimas.

2- Configuração o VMware

Primeiramente efetue o download do VMware Workstation acessando o link abaixo: https://my.vmware.com/web/vmware/info/slug/desktop_end_user_computing/vmware_workstation/11_ 0

Depois de feito o download e a instalação do VMware, abra o programa.

Com o VMware aberto, clique no botão Create a New Virtual Machine localizado no centro da tela.

Deixe a opção Typical selecionada e clique em Next.

Em “Select a Guest Operating System” marque a opção Other e em seguida em “Version” escolha a opção Other. Agora clique em Next.

Escolha o nome para a maquina virtual e também o caminho onde será salvo os arquivos, em seguida clique em Next.

Escolha o tamanho do disco que deseja para maquina virtual. Deixe a opção “Store virtual disc as a single file” selecionada e clique em Next.

Antes de finalizarmos, clique no botão Customize Hardware… para poder modificar as placas de rede. Na janela “Hardware” selecione Network Adapter, no canto direito em “Network connection” marque a opção Bridged.

Agora clique no botão Add… para podermos adicionar mais uma placa de rede na maquina virtual. Em “Add Hardware Wizard” selecione Network Adapter e clique em Next.

Deixe selecionada a opção Bridged (caso não esteja, selecione) e clique em Finish.

IMPORTANTE: esta configuração é realizada se houver duas placas de rede na maquina, caso possua somente uma (não recomendado) deixe uma placa como Bridge e a outra como NAT.

Pronto! Sua maquina virtual esta pronta para receber a instalação do Netdeep Secure.

Caso precise realizar alguma alteração feita anteriormente, clique com o botão direito em cima da maquina virtual e escolha a opção Settings

Nesta tela preta, digite install parted e pressione tecle “ENTER”.

3- Instalação do firewall Netdeep

Agora você está pronto para instalar o firewall Netdeep.

Coloque o CD do firewall Netdeep no CD-ROM do computador (se optou por instalar diretamente selecionando a ISO, pule esta etapa). Selecione a maquina virtual e clique em Iniciar (T) para começar a sequência de inicialização. Se a maquina virtual do firewall Netdeep não iniciar, verifique os parâmetros de BOOT em Configurações / Armazenamento. Logo aparecerá a tela de inicialização.

Ao inicializar o CD aparecerá uma tela parecida com a tela abaixo:

Nota: Nesta tela e nas demais telas de instalação, o mouse é ignorado. Para mover o cursor da tela, use o Tab e as setas do keyboard. Para selecionar um ítem, aperte Space. Para aceitar uma escolha aperte Enter.

Pressione o botão “ENTER”.

Durante a inicialização, muitas informações do kernel irão rolar na página. Estas podem ser ignoradas ao menos que um problema no hardware seja detectado. Se um erro for detectado, a inicialização será interrompida.

Obs: Caso ocorra algum erro envie a cópia do erro (printscreen da tela) para o e-mail suporte@netdeep.com.br.

A próxima tela é para escolher o idioma para o instalador.

A próxima tela é de Boas vindas e também lhe informará como abortar a instalação.

A próxima tela é o mapeamento do teclado, escolha qual padrão de teclado (br-abnt2, por exemplo) está usando.

Na próxima tela escolha o fuso horário em que se encontra. No exemplo “América/São Paulo”

 

Escolha então a data e hora do sistema. Obs: data com padrão ano – mês – dia.

O sistema irá detectar o(s) disco-rígido(s) do computador, o particionará e lhe avisará que todos os dados existentes no disco serão perdidos. Selecione a opção “OK” para continuar.

Então perguntará se tem certeza que quer continuar e avisará novamente que todas as informações no disco serão perdidas.

 

Na próxima tela perguntará se deseja instalar no disco rígido ou na memória flash (a instalação “flash” reduz a quantidade de informações no disco rígido).

Por padrão selecione “disco rígido”.

Em seguida o firewall Netdeep irá formatar e fazer o particionamento do seu disco rígido. E, então irá instalar todos os arquivos necessários.

Em seguida aparecerá a tela indicando que o Netdeep Secure foi instalado com sucesso! Clique em “Ok”.

4- Configuração Inicial

O firewall Netdeep irá continuar automaticamente a instalação, definindo sua configuração inicial. Aviso: Se você cancelar a configuração inicial antes de definir o password do root, você não será capaz de log in (“logar”) como root para completar a configuração.

Na sequência, surge a tela do hostname, digite o nome do “host” desejado.

Entre então com o domínio desejado.

Aparece agora a parte relacionada a configuração da interface RED (placa de rede conectada à internet).

Seguem as opções:

  •  Modem analógico (conexão discada – em desuso);
  •  Modem GSM, 3G (internet móvel);
  •  ISDN (padrão europeu, em português Rede Digital de Serviços Integrados);
  •  PPoE (conexão ADSL com nome de usuário e senha);
  •  PPTP (cria VPN usando protocolo TCP/IP).
  •  Estático (fixando IP para modem ADSL, Router ou usando IP válido – opção padrão).
  •  DHCP (fornece IP automaticamente).

Obs.: Se for uma placa de rede somente, escolha a opção DHCP para a RED

Na sequência surge a tela de atribuição de placa de rede (GREEN, RED, BLUE E ORANGE), você deve configurar segundo orientação do início desse manual.

Selecione a primeira placa de rede com as “setas” e clique “selecionar”

Usaremos como modelo padrão de rede GREEN + RED, então selecione green e clique em ASSIGN (atribuir).

Em seguida retornará para a tela de atribuição de placa já com a segunda placa de rede “marcada”, clique em “selecionar” novamente.

Marque a opção RED e clique mais um vez em “ASSIGN”.

Estando as duas placas (ou mais depedendo do diagrama de rede) de rede selecionadas, clique em “PRONTO”.

Em seguida, aparece a tela de configuração de ip da interface de rede GREEN, defina o IP e máscara de rede de sua rede interna.

Após definir a interface GREEN, é o momento de definir a interface RED, digite o IP e máscara da sua interface de acesso à internet.

OBS: Caso tenha escolhido DHCP para a interface RED irá aparecer uma tela dizendo para escolher o nome para o cliente DHCP. Especifique um nome. Se não souber qual nome usar, escolha a opção “Pule”.

É o momento de definir as configurações de DNS e Gateway, entre com os IPs de DNS e Gateway.

OBS: Geralmente o gateway é o modem ou roteador de seu provedor. Caso tenha escolhido DHCP para interface RED, escolha a opção “Pule”.

Se você está planejando rodar um servidor DHCP no firewall Netdeep , para que os computadores de sua rede tenham a interface de rede configurada automaticamente quando iniciados, você pode configurá-lo neste momento. Entretanto, você pode postergar a configuração do servidor DHCP do firewall Netdeep até que a instalação seja completada.

Está na hora de definir a senha de acesso de “root” (usuário master). É muito importante lembrar essa senha, pois em caso de esquecimento você não conseguirá acessar o console de administração do Netdeep Secure.

Após a primeira senha é o momento de definir a senha de “admin”, para acesso à interface web de configuração.

E a última senha, a senha de BACKUP, para exportar com segurança a chave de backup.

Instalação finalizada com sucesso, clique em “OK” para reiniciar o sistema Netdeep Secure e começar a usálo.

PARABÉNS!

Você completou a sua instalação do firewall Netdeep . Aperte “Ok” para reiniciar. Após a reinicialização completa, acesse a interface gráfica e realize as demais configurações dos filtros de acessos, proxy, antivírus, etc.

Para acessar abra o seu navegador preferido e aponte para:

https://ENDEREÇO_IP_DA_INTERFACE_GREEN:8443

5- Alterando as Interfaces e Endereços de Rede após a Instalação

Após a Instalação você pode alterar as configurações de rede, drivers, placas e endereços da rede (mesmas configurações feitas durante a instalação).

Necessita-se alterar algum parâmetro definido na instalação você deve executar o utilitário de configuração. Para isto acesse o prompt da console do servidor, faça log in como usuário root e digite o comando:

# setup

Em seguida, aparecerá uma sequência de telas/menu para que você faça as alterações. Os procedimentos são iguais à fase da Instalação.

6- Para saber mais

https://www.netdeep.com.br/firewall/

Este artigo foi lido 1794 vezes!

Deixe o seu comentário

netdeep