Bloqueio de Sites: quando sua empresa deve se preocupar com isso

Não é incomum que funcionários utilizem a rede corporativa para realizar tarefas não relacionadas ao trabalho, como acessar um site que não tem a ver com a função do trabalho.

Apesar de parecer um comportamento inofensivo, o menor dos problemas que isso traz é a perda de produtividade, podendo levar até mesmo a problemas jurídicos e de segurança.

Exatamente para te ajudar a evitar situações como essas é que preparamos este post. Continue acompanhando e descubra quando sua empresa deve se preocupar com esse bloqueio!

POR QUE O BLOQUEIO DE SITES É IMPORTANTE?

O bloqueio de sites é uma ferramenta muito utilizada por boa parte das empresas, que lançam mão dessa ferramenta para que possam controlar e restringir o acesso de funcionários a sites específicos. Embora seja um assunto muitas vezes controverso, esse bloqueio é muito importante para a empresa porque ajuda a evitar alguns problemas que afetam diretamente o desempenho organizacional. Com isso, os principais problemas que podem ser solucionados ou evitados com esse bloqueio incluem:

Comprometimento de dados e informações da empresa

Sem possuir um controle sobre o que seus funcionários acessam, a empresa acaba exposta a um comprometimento de segurança em geral, principalmente relacionado a dados e informações valiosas.

Com o bloqueio, passa a haver uma proteção já que ele impede que os funcionários visitem sites que enviam programas maliciosos e que podem acabar coletando informações importantes sobre toda a operação da empresa.

Falta de produtividade

Funcionários que passam mais tempo navegando em sites não relacionados a trabalho, como as redes sociais, por exemplo, naturalmente passam menos tempo trabalhando, o que impacta diretamente na produtividade.

Com isso, o bloqueio de sites garante que o funcionário atenha-se tão somente às suas responsabilidades de trabalho, sem que tenha que lidar com distrações diversas e que fazem com que a produtividade seja reduzida.

Responsabilidade e Marco Civil

De acordo com o Artigo 932 do Código Civil, a empresa é responsável pelos atos de seus funcionários e, com o Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965), isso também se tornou verdade para o ambiente online.

Assim, imagine que sua empresa não possui bloqueio de sites e que o funcionário use o computador e a rede da empresa para cometer uma infração, como uma calúnia nas redes sociais. Além de o funcionário ser responsabilizado, a empresa também será, além de ser preciso fornecer dados que facilitem a identificação do autor sob pena de ser considerada conivente com o crime.

QUANDO SUA EMPRESA DEVE SE PREOCUPAR COM O BLOQUEIO DE SITES?

Graças aos riscos da sua não-existência, o bloqueio de sites deve ser uma das preocupações iniciais de sua empresa, garantindo o máximo de proteção para a organização em geral. Com isso, será possível desde cedo estabelecer uma política sobre o uso da internet corporativa, conseguindo resultados melhores.

Além disso, o quanto antes o bloqueio de sites for colocado em prática, mais seguro todo o sistema da empresa ficará, evitando problemas com contaminações e roubos de dados, por exemplo. Para empresas que trabalham na nuvem, o quesito bloqueio de sites é igualmente importante.

O bloqueio de sites garante que a empresa se mantenha mais segura e também diminui os riscos de que a empresa tenha que assumir responsabilidades jurídicas sobre atos que podem ser cometidos por seus funcionários. Por isso, o quanto antes essa solução se tornar uma preocupação da empresa, melhores serão os resultados em geral, inclusive elevando a produtividade.

O que fazer?

Com o Netdeep Secure nós trazemos uma alternativa segura e confiável de um firewall corporativo, uma ferramenta para proteção de seus computadores na Internet. Com ele você pode bloquear sites, aplicativos recreativos (facebook, whatsapp, etc) ou maliciosos, além de obter auditoria dos sites acessados. 

Não abrimos mão da facilidade e usabilidade. Propomos um firewall fácil de gerenciar, com uma interface cada vez mais intuitiva, em que se possa configurar os principais recursos em alguns minutos e com suporte técnico disponível para resolver qualquer dificuldade.

Mais informações: https://www.netdeep.com.br/secure/firewall/

 

 

Este artigo foi lido 2589 vezes!

Deixe o seu comentário

netdeep