Se vírus e malware são um problema constante, ou se você teme que seu antivírus não seja o suficiente, você pode adicionar uma camada extra de segurança ao seu PC usando um aplicativo para criar uma “caixa de areia” (sandbox, em inglês). Um conjunto de aplicativos propriamente isolados pode protegê-lo de malware que passa desapercebido pelos antivírus, mantendo seu PC e suas informações pessoais mais seguros enquanto você faz compras online ou visita sites potencialmente suspeitos.

Sandboxing é uma forma de virtualização de software que permite que programas e processos rodem em um ambiente isolado do restante do sistema. Sob este regime, os programas tem acesso limitado aos seus arquivos e ao restante do sistema, e não podem fazer mudanças permanentes. Ou seja, tudo o que acontece em uma sandbox fica dentro dela.

 

 

Existem aplicativos dedicados à implementação desta técnica, mas alguns programas antivírus também trazem este recurso. Os detalhes variam entre os programas, mas estes são alguns dos usos comuns:

  • Rodar automaticamente ou manualmente um programa desconhecido em uma sandbox, como proteção caso ele contenha vírus, spyware ou malware.
  • Rodar o navegador dentro de uma sandbox para se prevenir contra danos causados por possíveis infecções enquanto você navega, que é a origem mais comum do malware.
  • Rodar o navegador dentro de uma sandbox para impedir malware que eventualmente esteja alojado em seu computador de capturar seus dados de login ou detalhes de pagamento em bancos e sites de compras.

A maioria das ferramentas para sandboxing, como as que discutiremos aqui, pode rodar programas dentro da sandbox ao mesmo tempo em que outros programas do Windows. De forma geral, um programa executado dentro de uma sandbox tem a mesma aparência de um programa “normal”. Entretanto, algumas outras ferramentas exigem a carga de um ambiente separado e tem um visual e comportamento diferentes, e podem até mesmo exigir que você reinicie seu PC ao fim da seção.

Existem vários produtos de segurança no mercado que oferecem este recurso. Entre em contato com a Netdeep Tecnologia que poderemos te orientar sobre a solução mais adequada para a sua empresa.

Este artigo foi lido 2040 vezes!

Deixe o seu comentário

netdeep