Qual a importância de ter um serviço de firewall gerenciado?
Controle, segurança, disponibilidade dos links na internet e o ganho de eficiência nas rotinas organizacionais — essas são apenas algumas das vantagens de ter um de firewall gerenciado na sua empresa.

O modelo tradicional, ou seja, aquele que exige compras, instalações e execuções locais na infraestrutura computacional é uma solução que já pode ser considerada ultrapassada, apresentando nada mais do que desvantagens.

E o porquê disso? Porque o firewall gerenciado é tratado como um serviço, oferecido por uma empresa especializada que lhe fornecerá não apenas os equipamentos em comodato (locação), mas também todo o suporte que você precisar, incluindo consultoria.

Dito isso, apontaremos a seguir as principais características dessa solução e por que optar por ela é tão importante. Não perca a leitura em hipótese alguma! Confira:

Mas então, qual é a importância de ter um serviço de firewall gerenciado?

As empresas usam conexões de Internet de alta velocidade para conectar escritórios, armazenar dados e usar computação em nuvem para gerenciar relacionamentos com clientes, faturamento e produtividade de escritório.

Quanto mais conectado estiver seu negócio, mais importante é que os dados armazenados dentro de sua rede sejam protegidos daqueles que estão fora de sua empresa e que roubam dados para fins nefastos.

Muitas pequenas empresas não têm um firewall robusto que possa protegê-las contra essas ameaças externas. Em vez disso, eles usam o firewall em seu desktop Windows, juntamente com a proteção mínima oferecida por um roteador residencial, ou até uma solução de software, mas sem manutenção especializada.

Essas soluções não oferecem muita proteção contra ameaças sofisticadas, no entanto, faz sentido atualizar para um verdadeiro firewall de classe empresarial.

Mesmo que você tenha um firewall, ele pode não fornecer proteção completa se você não tem pessoas qualificadas monitorando e gerenciando. O melhor dispositivo no mercado vai se tornar menos eficaz ao longo do tempo sem manutenção.

De forma clara e objetiva, a importância de ter um firewall gerenciado consiste na possibilidade de poder controlar as aplicações físicas e virtuais da sua empresa, desenvolvendo políticas de segurança que podem ser implantadas e monitoradas continuamente, de modo ininterrupto.

O ponto a destacar, nesse caso, é que tudo poderá ser feito remotamente, com um custo estabelecido de acordo com o formato do serviço.

Quais são as suas características?

Quanto às características, o serviço pode ser por hardware, por software ou pela combinação de ambos, o que é normalmente o recomendado. Podemos destacar também as ferramentas tidas como fundamentais para o fornecimento das diferentes soluções, que incluem:

  • Controle de aplicativos web
  • IDS/IPS (Sistemas de Detecção e Prevenção de Intrusos)
  • Filtro de URL
  • Antivírus de Gateway
  • Controle de banda
  • VPN
  • Proteção para servidores web internos (Web Applications Firewalls)
  • Monitoramento e gerenciamento das regras
  • Backup
  • Equipamento de contingência para emergências

Vale ressaltar que o serviço pode ser dimensionado conforme as demandas e necessidades do seu negócio. Contudo, antes de contratar um fornecedor, verifique se ele oferece as ferramentas descritas acima e não se esqueça de averiguar como será feito o atendimento.

Entenda que para alcançar bons resultados e uma garantia de segurança é essencial que você tenha ao seu lado uma empresa realmente especializada no assunto. Não se esqueça disso.

Quais são os benefícios?

Antes de concluirmos, é interessante reforçar os benefícios que serão obtidos com a contratação do serviço. Os mais relevantes são:

1. Controle total dos dados corporativos

Nesse sentido, você terá uma visão ampla e completa de tudo o que acontece (em tempo real), permitindo a visualização dos protocolos que trafegam na rede e da navegação de toda a empresa, criando políticas e controles específicos por grupos de usuários.

2. Reforço na segurança das informações

Outro benefício que merece ser destacado é o aumento na segurança. Isso se dá pelo fato de que as atualizações e os cuidados contra um ataque ou tentativa de invasão são responsabilidades do fornecedor, uma empresa terceira especializada no assunto.

Algumas ameaças vêm de dentro de seu negócio. As mídias sociais, os jogos e o vídeo on-line podem prejudicar a produtividade dos funcionários e a largura de banda que seu negócio precisa e podem expor a vírus. A filtragem de URL e o controle de aplicativos adequadamente configurados podem ajudá-lo a gerenciar essas ameaças internas a segurança e produtividade. Além disso, as ameaças à segurança evoluem diariamente. Novos malwares e ataques maliciosos são criados todos os dias para explorar falhas nas redes e roubar os dados confidenciais da sua empresa. Com um serviço de firewall gerenciado, técnicos especializados mantém seu dispositivo de segurança atualizado com as últimas definições de firmware e ameaças para manter sua rede segura.

3. Ganho no desempenho

Não menos significativo! Com um firewall gerenciado, as aplicações rodarão não apenas com maior performance, mas também com mais confiabilidade.

E lembre-se de que ao contratar esse serviço você exclui a necessidade dos investimentos em hardware e software que o firewall tradicional costuma exigir, sem falar nos gastos para a capacitação da sua equipe em relação à segurança cibernética.

4. Economia

E lembre-se de que ao contratar esse serviço você exclui a necessidade dos investimentos em hardware e software que o firewall tradicional costuma exigir. Não precisa se preocupar com detalhes como a garantia do hardware, renovações com o fabricante, sem falar nos gastos para a capacitação da sua equipe em relação à segurança cibernética.

Se quiser saber mais e deseja entender melhor os serviços de firewall gerenciado, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para lhe atender e tirar as suas dúvidas! Temos uma rede de parceiros por todo Brasil para atender a sua empresa.

Este artigo foi lido 1872 vezes!

Escrito por André L.R.Ferreira

Diretor da NETDEEP. Atua há 20 anos no desenvolvimento de produtos e tecnologias de Segurança de Dados para instituições privadas e públicas.

Deixe o seu comentário

netdeep