Criptografia: como garantir a segurança dos seus dados

Dentre os diversos meios e mecanismos para proteger informações confidenciais, a criptografia de dados é uma das mais comuns e mais antigas de que se têm notícia: sabe-se que códigos usados para tornar mensagens ilegíveis são usados desde a Antiguidade. A decodificação do código Enigma, utilizado pelos nazistas, é apontada pelos historiadores como um dos mais importantes fatores para a derrota do Eixo e a vitória aliada na Segunda Guerra (1939-1944).

Hoje, no âmbito da informática e da internet, a criptografia é uma técnica amplamente utilizada para garantir a segurança de dados, arquivos e conexões, e impedir que terceiros mal-intencionados tenham acesso a informações e conteúdos confidenciais.

O que é criptografia?

Em linhas gerais, criptografia (do grego: “criptos”, escondido, e “grafia”, escrita) significa estabelecer um código que só o emissor e o receptor de uma determinada mensagem conhecem. Desse modo, nenhum terceiro, curioso ou mal-intencionado pode acessar o seu conteúdo.

A maioria dos sistemas de criptografia atuais são considerados praticamente invioláveis. Especialistas no assunto calculam que, para quebrar alguns códigos, seriam necessários milhares de anos de tentativa e erro até conhecer a chave. Por isso, entre os diversos sistemas de segurança da informação existentes hoje, a criptografia de dados é um dos mais usados e recomendados.

Onde posso aplicar a criptografia de dados?

As aplicações da criptografia também são as mais diversas. É possível criptografar arquivos, pastas de um computador, ou até mesmo todo o conteúdo do seu disco rígido. A própria conexão, a transferência e o armazenamento de dados via internet também podem ser codificados por meio de protocolos de segurança. Entre os mais populares, destacam-se o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security), que utilizam a chamada criptografia simétrica – quando a chave para codificar e decodificar o conteúdo é a mesma.

A troca de e-mails também pode ser criptografada e essa possibilidade é muito útil, sobretudo no âmbito corporativo. Colaboradores externos, terceiros, funcionários que trabalham em home office ou simplesmente precisam acessar sua caixa de entrada fora da empresa podem trabalhar com mais segurança e com a garantia de que nenhum golpista virtual irá interceptar mensagens – que muitas vezes carregam dados importantes sobre a organização e seus clientes.

Por que minha empresa precisa criptografar seus dados?

 

Os índices de ataques virtuais a empresas – sobretudo micro e pequenos empreendimentos – crescem a cada ano no Brasil. Até mesmo grandes organizações estão sujeitas à ação de golpistas e malfeitores virtuais que buscam roubar dados.

Para evitar que isso ocorra, é importante lançar mão de recursos que tornem suas informações inacessíveis a terceiros não autorizados. A criptografia de dados, somada a outros recursos tecnológicos assegura que seus dados corporativos e pessoais estejam sempre protegidos. Mais que isso, garante a segurança do seu negócio, mais tranquilidade para seus clientes – e consequentemente, mais solidez e credibilidade no mercado.

Fonte: https://yousafe.eset.com.br/

 

Este artigo foi lido 2978 vezes!

Escrito por André L.R.Ferreira

Diretor da NETDEEP. Atua há 20 anos no desenvolvimento de produtos e tecnologias de Segurança de Dados para instituições privadas e públicas.

Deixe o seu comentário

netdeep