Apenas 38% das empresas acreditam que vão se recuperar de um ataque Ransomware

Não há como negar – Ransomware tornou-se uma ameaça significativa para muitas empresas e usuários de computador.Milhões de dólares estão sendo faturados a cada mês por ciber-criminosos, que bombardeam os usuários com anexos de e-mails infectados e anúncios de sites maliciosos. Previsões de especialistas é que nos próximos anos,o Ransomware se espalhe além dos sistemas operacionais Windows e Android, chegando a sistemas como Linux, Mac e iOs.Um novo estudo realizado pela empresa de segurança Tripwire sugere que um número pequeno, porém preocupante de empresas, acredita que eles serão capazes de se recuperarem totalmente de uma infecção Ransomware.

 5ec118_9d70f698070d441489543698605fa37e-mv2

Apenas 38% das empresas questionadas disseram que estavam “muito confiantes” de que eles poderiam se recuperar totalmente após um tal ataque, 49%  que eles seriam “um pouco confiante” e 13% admitiram que não estavam confiantes em que uma total recuperação seria possível.

 Com a onda atual de ataques de Ransomware, isso  é uma estatística assustadora e sugere que muitas empresas não estão seguindo as melhores medidas práticas necessárias para reduzirem as chances de infecção e aumentar a probabilidade de recuperação bem sucedida caso Ransomware ataque seus sistemas.

 Este estudo mostra que empresas e organizações tomam a difícil decisão de pagar as extorsões que infectaram seus sistemas e criptografado seus dados, ao invés de simplesmente recuperarem os dados perdidos a partir de um backup seguro e boas práticas entre os funcionários.

 Se você não quiser que a sua empresa seja a próxima vítima de Ransomware, reduza a ameaça mantendo o seu antivírus atualizado, faça cópias de segurança de dados, oriente sua equipe para que não abram anexos de e-mails suspeitos e cliquem em links no qual não saibam a procedência. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco.

Fonte: Bitdefender 

Este artigo foi lido 2637 vezes!

Escrito por André L.R.Ferreira

Diretor da NETDEEP. Atua há 20 anos no desenvolvimento de produtos e tecnologias de Segurança de Dados para instituições privadas e públicas.

Deixe o seu comentário

netdeep