A proteção de dados do cliente agora é umas principais responsabilidades da Segurança Corporativa . Graças a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR) da União Europeia.
Todo o objetivo destas leis é proteger a privacidade dos cidadãos - e isso afeta seus negócios, não importa onde você esteja, se você tiver um único cliente brasileiro ou europeu.
Embora existam vários aspectos importantes nestas leis, vamos nos concentrar em um: evitar violações de dados. Isso é vital para proteger a privacidade de seus clientes.
Um firewall pode ajudar, mas infelizmente existem muitas empresas com firewalls desatualizados, porque ouvimos na comunidade de segurança frases como "Não existe mais um perímetro de rede, portanto os firewalls são inúteis". Esta afirmação é totalmente falsa - mas entraremos nisso em um outro momento.
A LGPD/GDPR não vem com um manual de instruções. Não diz a ninguém como evitar violações. De fato, a LGPD/GDPR nem dizem que os negócios não podem ter violações ou que precisam instalar tecnologia para detectar invasores. No entanto, a LGPD/GDPR diz que, se você for violado, deverá notificar rapidamente as autoridades e todos aqueles cujos dados foram expostos.
Caso contrário: prepare-se para ser multado.
A melhor maneira de evitar esta situação desagradável: faça o possível para bloquear ou impedir que violações aconteçam.
É aí que o firewall entra!